10º Congresso dos Comitês de Defesa da Revolução Cubana

10º Congresso dos Comitês de Defesa da Revolução Cubana

Por: O Poder Popular ·

Partido Comunista Cubano

10º CONGRESSO DO CDR ENTRE SEUS DESAFIOS, FORTALECIMENTO E RENOVAÇÃO DO TRABALHO DO CDR

27 de setembro de 2023

A união destes fatores e a sua implementação ágil e eficaz fortalecerão as estruturas do CDR. Uma organização que nasceu para ser eterna, genuinamente popular, inovadora e indígena, mas que deve necessariamente adaptar-se aos novos tempos.

10º Congresso dos Comitês de Defesa da Revolução
“A necessidade de revitalizar e fortalecer o trabalho da organização no atual contexto em que se desenvolve a sociedade cubana”, foi a premissa que motivou o início do X Congresso do Comitê de Defesa da Revolução (CDR), que se reunirá nos dias 27 e 28 de setembro no Palácio de Convenções de Havana.

Este evento é presidido pelo Membro do Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, Rogelio Polanco Fuentes; o Herói da República, Gerardo Hernández Nordelo, Coordenador Nacional do Comitê de Defesa da Revolução; bem como outros dirigentes da organização.O Comandante do Exército Rebelde, José Ramón Machado Ventura, também nos honrou com a sua presença neste congresso.

O evento contou com a presença de 475 delegados e 120 convidados de todas as províncias cubanas, que anteriormente empreenderam um processo de fortalecimento do seu território desenvolvido pelo CDR em todo o país para chegar a este momento, cujo sinal distintivo tem sido a ênfase na dinamização do seu trabalho. nas diferentes estruturas de gestão.

Gerardo Hernández Nordelo, Coordenador Nacional da maior organização de massas do país, ao ler a síntese do relatório central, comentou que neste Congresso serão avaliados três temas que contribuem para a melhoria do trabalho do CDR e que, por sua vez, irão dar o tom do trabalho nas comissões: política de quadros e atenção às tarefas da economia, vigilância revolucionária e trabalho preventivo, bem como trabalho ideológico e atenção às crianças, adolescentes e jovens.

Reiterou que os desafios que a organização ainda enfrenta são imensos relacionados com a atenção, preparação e estabilidade dos quadros e suas reservas a todos os níveis. “A estabilidade comportou-se de forma irregular, com tendência decrescente na maioria dos territórios, disse.

Sublinhou que devemos continuar a dinamizar o trabalho na base e incentivar o trabalho voluntário que contribua para o saneamento, limpeza e embelezamento das comunidades para prevenir a proliferação de doenças.
Da mesma forma, referiu-se às tarefas de apoio à economia nacional que a organização tem desempenhado desde a sua criação, entre as quais se destacam as doações de sangue, as diversas campanhas de apoio à saúde e o trabalho conjunto com o médico e enfermeiro da família, a recolha de matérias-primas materiais, a produção de alimentos com o movimento Cultiva tu pedacito, a economia de portadores de energia, entre outras ações que contribuem para promover a participação na comunidade e a unidade do CDR.

Além disso, deu especial ênfase ao aumento do intercâmbio com a população e à maior motivação dos jovens para as tarefas do CDR.

A união destes fatores e a sua implementação ágil e eficaz fortalecerão as estruturas do CDR. Uma organização que nasceu para ser eterna, genuinamente popular, inovadora e indígena, mas que deve necessariamente adaptar-se aos novos tempos.

Após a gala de abertura, os delegados começarão a trabalhar em três comissões de trabalho, espaço que incentivará o debate e proporcionará experiências que enriquecerão o trabalho da organização do CDR.

Sob esta premissa indiscutível, decorreram os dois dias deste 10º Congresso da maior organização de massas de Cuba, onde com opiniões sinceras e um grande sentido de pertença, os delegados defenderam o redimensionamento das funções do CDR e a sua adaptação aos tempos. funcionar sempre respeitando a história e seus princípios.

Com a presença do Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez: “Os CDR são indispensáveis e inseparáveis da Revolução, enquanto a revolução existir, ou seja, continuarão a sê-lo para sempre”, destacou o Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba.

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais