Comunidade acadêmica realiza ato pelo retorno presencial seguro e com assistência na UFC
Na manhã desta quinta-feira (17), estudantes, professores e servidores técnico-administrativos realizaram um ato pelo retorno presencial seguro e com assistência na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). A manifestação é fruto da insatisfação da comunidade acadêmica para com o retorno das aulas presenciais na instituição, onde a reitoria, sob o comando do interventor bolsonarista Cândido Albuquerque, limitou o acesso ao Restaurante Universitário (RU) durante o retorno, bem como as pautas do movimento exigem o funcionamento regular do ônibus intercampi, a garantia de segurança sanitária e uma permanência estudantil digna.
No início do ato, a Reitoria estava com todos os portões fechados e alguns seguranças tentaram impedir a entrada dos estudantes. Mesmo diante da situação, a atividade contou com participação de diversos setores da comunidade acadêmica e entidades representativas, bem como a presença da União da Juventude Comunista (UJC) e o Movimento por uma Universidade Popular (MUP).
Após o início na reitoria, o ato finalizou com atividade na porta do RU do campus Benfica. No dia anterior, circulou na imprensa e redes sociais as filas para o RU no primeiro dia de retorno presencial, mostrando o descaso da Reitoria ao limitar o acesso ao restaurante, prejudicando os estudantes da instituição.
- Editoriais
- O Jornal