Cuba e Vietnã: um símbolo das relações fraternas entre os povos
No segundo dia de sua visita oficial ao Vietnã, Esteban Lazo prestou homenagem a Ho Chi Minh e manteve conversações oficiais com o presidente da República, Vo Van Thuong
Os povos de Cuba e do Vietnã sempre estiveram intimamente unidos por laços estreitos e históricos, forjados sob o legado do Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz e do inesquecível Ho Chi Minh. Por causa desses laços indestrutíveis, e por ocasião da primeira visita do líder histórico da Revolução Cubana a essa nação irmã, há 50 anos, a delegação chefiada pelo membro do Bureau Político e presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular, Esteban Lazo Hernández, teve como primeira atividade de sua agenda, em 25 de setembro, uma homenagem ao Tio Ho, no Mausoléu erguido em sua honra, em Hanói, de acordo com o site do Parlamento.
Lazo depositou uma coroa de flores em homenagem ao amado patriota vietnamita, que Fidel disse «pertencer à linhagem singular de homens cuja morte é a semente da vida e a irradiação perene de estímulos».
Posteriormente, Lazo manteve conversações oficiais com Vo Van Thuong, presidente da República Socialista do Vietnã.
O chefe de Estado ressaltou a importância da visita, em comemoração à presença de Fidel em solo vietnamita. Lembrou que o dia 25 de setembro marcou o 60º aniversário da criação do Comitê Cubano de Solidariedade com o Vietnã do Sul, cuja primeira presidente foi a heroína Melba Hernández.
Expressou sua gratidão pela solidariedade de Cuba na luta heróica e histórica de seu povo, e destacou especialmente o simbolismo da frase de Fidel de que «pelo Vietnã, estamos prontos para dar nosso sangue».
Esteban Lazo transmitiu a Vo Van Thuong suas mais calorosas saudações em nome do Partido, do Estado, do Governo e do povo de Cuba, e especialmente em nome do general-de-exército Raúl Castro Ruz e do presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Reafirmou sua satisfação com o excelente estado das relações políticas e dos intercâmbios entre os dois países, por meio de mecanismos regulares de cooperação. «Este ano foi prolífico nesse sentido, consolidando o diálogo político de alto nível e a reciprocidade em todas as esferas», disse. E destacou a visita do presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Vuong Dinh Hue.
Lazo aprofundou acerca da atual situação cubana e reiterou sua gratidão pelo apoio de seu país à justa demanda pelo fim do bloqueio imposto pelo governo dos Estados Unidos contra Cuba e pelas constantes expressões de solidariedade recebidas.
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com