Em defesa da organização sindical! Pela imediata readmissao de jornalistas e metroviários!
O PCB e sua corrente sindical Unidade Classista vem a público manifestar total apoio ao sindicato dos jornalistas profissionais no estado de São Paulo e ao sindicato dos metroviários e metroviárias de São Paulo, contra as demissões arbitrárias contra seus dirigentes e militantes.
No caso dos jornalistas, ocorreram as demissões de dois companheiros da diretoria do sindicato: Sandro Thadeu e Sérgio Pais.
Sandro, diretor regional do SJSP, foi demitido ao final de 2022, em meio a uma campanha salarial de jornais e revistas do interior e litoral, pelo Grupo Tribuna, de Santos, empresa constantemente acusada no Ministério Público de desrespeitar direitos trabalhistas.
Sérgio, da Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício da Profissão (Corfep) do SJSP, foi demitido em janeiro de maneira caluniosa pela TV Tem, afiliada da Rede Globo em Bauru, onde sofreu perseguição contínua, por meio de atos de assédio e intimidações.
No caso dos metroviários, após importante greve unificada no dia 03/10, no dia 24/10 o Metrô demitiu 8 companheiros por justa causa, a maioria de dirigentes sindicais e cipista que são parte da linha de frente na luta conta a privatização, entre eles o vice-presidente do Sindicato e mais três diretores, três cipistas, além de aplicar suspensão de 29 dias a mais um cipista. Os companheiros metroviários demitidos foram:
Narciso (vice-presidente do Sindicato)
Alex Fernandes (diretor de imprensa do Sindicato)
Altino (diretor do Sindicato e ex-presidente)
Rodrigo (Tufão) – (diretor do Sindicato)
Priscila Guedes (cipista da L2)
Gabriela Ferreira Pomin (cipista da L2)
Sergio Machado (cipista da L2)
Benedito Leite de Lima (OT L2)
Suspensão
Fernando Salles (cipista L15).
Em conjunturas de grande crise do capitalismo, com ataques ferozes das burguesias, as organizações sindicais tornam-se ainda mais importantes na defesa da classe trabalhadora. Estaremos ombro a ombro com ambos os sindicatos na luta pela readmissão destes trabalhadores contra essa flagrante conduta antissindical e antidemocrática.
Pela imediata readmissão dos demitidos e em defesa das liberdades democráticas!
Comissão Política Regional - PCB - SP
Comissão Executiva Estadual - Unidade Classista - SP
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com
- Editoriais
- O Jornal