Ideologia postada nas redes - JHCaldas e a falsificação da realidade
Por Osvaldo Maciel para o Voz do Povo - Professor de História (UFAL) e militante do PCB - AL
“Se posta, é porque é bosta!”
(provérbio urbano)
Sob o disfarce de expor o dia a dia de políticos, figuras públicas e “influencers”, cada postagem no feed, todos os reels, cada stories são milimetricamente pensados para atuar em sua verdadeira dimensão ideológica: a criação de um mundo mítico em que tudo vai bem, no qual o dia é produtivo e cheio de alegria. Clicks pensados para ser casuais, desleixados, descolados, mas que expõem sempre uma imagem fabricada… Não é à toa que as redes sociais são o principal veículo de comunicação e disseminação de mentiras utilizadas pelo bolsonarismo e pelas demais variantes do fascismo mundo afora.
Os fins justificam os meios…
Boa parte da popularidade do atual prefeito de Maceió, JHCaldas, está ancorada nesta estratégia: o uso engenhoso das redes sociais. Instagram, Facebook, Twitter/X dentre outras. Uso engenhoso catapultado por uma equipe que custa alguns milhares de reais por mês. Afinal, todos sabem que aquela galera que acompanha o prefeito bolsonarista de Maceió com câmeras, microfones direcionais, refletores está vendendo sua força de trabalho, está ali por dinheiro, e não porque se encanta com o projeto de poder da família Caldas.
Junte-se a este ambiente, algo que todo liberal esconde, mas que termina sendo o berço comum de todos os seus desejos mais recônditos: usar os recursos públicos para interesses privados. Durante o mandato de JHCaldas, houve um aumento exponencial dos valores relativos à comunicação e propaganda ano após ano, de forma pensada a otimizar uma relação oficial mais harmônica entre os interesses da gestão municipal e órgãos da grande imprensa, como a Gazeta de Alagoas e outros veículos de mídia tradicional. Porém, junto com a propaganda institucional, cada nova propaganda da Prefeitura de Maceió vincula a política à personalidade do prefeito, como se a gestão municipal fosse apenas ele, esgotasse apenas nele. Tais matérias e postagens expõem positivamente a figura individual do prefeito, e aumenta o número de likes e seguidores nos perfis de suas redes pessoais. Basta calcular o tamanho que as redes sociais de João Henrique Caldas tinha há quatro anos atrás e verificar que o filho de João Caldas foi beneficiado em seu poder “individual” de comunicação através de suas redes pelo fundo público, fruto dos impostos pagos pelo povo, neste período. Apropriação privada de poder imagético diante da ocupação de cargo da esfera pública financiado pelo Estado.
Dos filhos destas famílias tradicionais das nossas oligarquias, quem nunca?
Qual liberal ou ultraliberal nunca se utilizou desta tática?
Não bastasse isto tudo, ainda tem mais! Para manter esta alegria e jovialidade, postar a mentira no grau máximo, é preciso perseguir e censurar a mídia que produz uma posição crítica à administração municipal de Maceió, como no caso do portal 082 notícias, cuja atuação coerente e crítica o prefeito que dança num show que custou um milhão de reais aos cofres públicos tentou calar. JHCaldas entrou na justiça contra vários jornalistas e canais de comunicação, tentando intimidar e calar a boca de quem pensa diferente dele.
E assim, o que era feio se transforma em belo. Assim, sob uma camada de verniz que mal encobre a pobreza de nossa população, Maceió parece viver às mil maravilhas! E, então, sob um filtro que não impede que as línguas de esgotos continuem poluindo nossas praias, Maceió concentra ainda mais sua riqueza na orla da cidade, cada vez mais feita para turistas, e não para o maceioense. Diante da robusta falsificação da realidade, tal como apresenta George Orwell em seu famoso livro “1984”, estamos vendo a destruição de políticas públicas, o acordo com empresas criminosas e a derrama de dinheiro público em um circo muito caro, sem pão algum para a imensa maioria do maceioense.
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