Jornada de lutas em defesa da UECE

Nesta quinta-feira (23), foi realizada no campus do Itaperi a abertura da Jornada de Lutas em Defesa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com o ato de ocupação da Reitoria. Puxado pelo curso de Serviço Social e articulado pelo movimento estudantil, Centros Acadêmicos e coletivos de juventude, o movimento tem como pauta principal a convocação do Cadastro de Reserva de professoras (es), tendo em vista que o último concurso ainda não supre a demanda já existente e a nova carência provocada pela criação de novos cursos sem a criação de novos cargos, o que depende de legislação própria.

O movimento foi iniciado por um cortejo, que animou o espaço para a aula pública em defesa da Educação, seguida de falas de representantes do movimento estudantil, Sinduece, Andes-SN, das professoras do Cadastro de Reserva e apoiadores. Só o curso de Serviço Social ficará com 27 disciplinas sem professores no próximo semestre, o que implica numa provável paralisação do curso. A militância do PCB, CFCAM e UJC esteve presente defendendo a convocação do Cadastro de Reserva, a prorrogação da validade do concurso, a gratuidade do acesso ao Restaurante Universitário, a Autonomia Universitária, a implantação de uma Creche Universitária e a transformação da UECE em uma verdadeira Universidade Popular. Durante a noite foi realizada aula pública sobre a permanência da juventude preta na Universidade, o que toca na pauta da assistência estudantil.

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com