Kim Kataguiri tem fala barrada por manifestação de estudantes da Unifesp
Por Jornal O Futuro
Mobilização dos estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) barrou a fala do deputado federal Kim Kataguiri na Semana da Economia, no campus Osasco.
Nesta sexta, 25, estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se mobilizaram contra a presença do deputado federal Kim Kataguiri (UNIÃO), convidado para a mesa Educação e Desenvolvimento Socioeconômico, durante a Semana da Economia, organizada pelo Centro Acadêmico de Economia (CAE) da Unifesp, no campus Osasco. Após a divulgação do palestrante, entidades estudantis do campus convocaram o ato, responsável por barrar a fala de Kataguiri.
O deputado, membro fundador do Movimento Brasil Livre (MBL), é ligado a divulgação de fake news contra a vereadora Marielle Franco e é conhecido abertamente como defensor da privatização das universidades públicas e do fim das políticas afirmativas raciais. Além de ter proposto um Projeto de Emenda à Constituição que legaliza o trabalho infantil (aos 14 anos), ele também já apoiou publicamente a existência de um partido nazista.
Assim, em repúdio, o Diretório Acadêmico XIV de Março, o Centro Acadêmico de Relações Internacionais e o Centro Acadêmico de Direito da Unifesp se posicionaram em nota e convocaram o ato, junto ao Diretório Central dos Estudantes, contra a presença de Kim Kataguiri no campus, que é bastante marcado pelo desmonte das universidades públicas federais.
Com uma infraestrutura insuficiente para os cursos, a comunidade acadêmica de Osasco aguarda há anos a finalização das obras do novo prédio, limitada pela falta de investimento público (verba de capital) na Unifesp, desde 2014. Nesse cenário, figuras como Kataguiri apontam como solução a privatização da universidade pública, que avança silenciosamente a partir da presença cada vez maior de empresas, bancos e outros grupos privados na Unifesp, principalmente em torno de cursos como Economia.
O ato contou com a presença de estudantes de Osasco e apoiadores de outros campi mobilizados pelas entidades. Kim entrou pela porta lateral para evitar os manifestantes que já se posicionavam na entrada principal do anfiteatro fazendo falas contrárias à presença do deputado. Já dentro do anfiteatro a professora Adriana Vasconcelos pediu que o debate acontecesse para que ela não fosse silenciada. Após a fala dela, quando Kim ia iniciar a fala, os estudantes puxaram palavras de ordem e impediram que o deputado palestrasse gritando "Sua presença não é bem-vinda. Na UNIFESP fascista não se cria". Os manifestantes se dirigiram à frente do anfiteatro até que o evento fosse suspenso. Assim, sem conseguir falar uma palavra, Kim Kataguiri foi expulso.
Publicado originalmente em: https://www.ofuturodesp.com.br/kim-kataguiri-tem-fala-barrada-por-manifestacao-de-estudantes-da-unifesp/
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com
- Editoriais
- O Jornal