1ª Marcha da Consciência Negra da Zona Norte

1ª Marcha da Consciência Negra da Zona Norte

Por: Redação ·

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, ocorrerá a 1ª Marcha da Consciência Negra da Zona Norte (Jaçanã/Tremembé) de São Paulo.

O Coletivo Negro Minervino de Oliveira, com demais organizações populares que atuam na zona norte da cidade de São Paulo, irá às ruas para impulsionar demandas históricas do movimento negro como: trabalho, saúde, moradia, educação e fim da violência policial e da guerra às drogas.

Todas estas pautas são de enfrentamento direto ao racismo que só pode ser superado através de uma sociedade sem explorados e exploradores, uma sociedade socialista.

A marcha tem como objetivo apontar a necessidade de fortalecer as lutas nos territórios marginalizados pelo capitalismo brasileiro. Territórios estes que foram os mais  impactados durante a pandemia de covid-19, através de uma política genocida, e que são atingidos diretamente pela violência policial, pela falta de moradia, pela existência de uma saúde e educação precária e pela precarização das relações de trabalho.

Não participaremos da Marcha da Consciência Negra que acontece na Avenida Paulista, por entendermos que tal evento não contempla as particularidades da população negra que vive, em sua maioria, nas periferias. Para nós, não faz sentido algum participar de um ato que tem como horizonte conseguir avanços institucionais e que não consegue articular a ida dos sujeitos periféricos para o evento enquanto elemento central de sua construção.

Apontamos a necessidade de construir atos e marchas descentralizadas, a fim de que a população negra participe ativamente da vida política do nosso país. Não somente nestes eventos, que expressam o atual estado de nossas forças, mas também na construção diária de uma vida digna.

Nós estivemos e estamos trabalhando diariamente para superar o racismo e o capitalismo. Porém precisamos organizar “mais e mais pela base” e retomar a ofensiva socialista em nossos territórios, colocando  a luta antirracista no centro de todas as discussões.

Diante do avanço da extrema-direita, que tomou conta do Estado nas últimas eleições, e com perspectivas de acirramento da luta de classes, convocamos todas e todas a somarem força conosco nesta data tão importante para o movimento negro. Data que relembra Zumbi dos Palmares, líder quilombola assassinado pelo estado brasileiro em um 20 de novembro.

Se é verdade que o “Estado esmaga o oprimido”, reiteramos que não temos nenhuma ilusão com a institucionalidade burguesa e muito menos queremos migalhas como formas de nos calar. Pautamos um movimento antirracista e vinculado à classe trabalhadora e que aponte para a independência de classe, sem conchavos.

Por isso, dia 20 de novembro tomaremos as ruas da zona norte.

O ponto de encontro da 1ª Marcha será na praça Praça Dr João Batista Vasquez  no bairro do Jaçanã, a partir das 14h. Às 15h a Marcha sairá pelas ruas do bairro e terminará na Ocupação Cultural Casa do Hip Hop Jaçanã (Rua Maria Amália Lopes Azevedo, 4180) onde haverá diversas atividades culturais.

Contra o racismo, construir o socialismo.
Lutar, criar, poder popular!

Coordenação Estadual do Coletivo Negro Minervino de Oliveira - SP

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais