Mobilização na UECE em defesa do concurso público com dedicação exclusiva
Na manhã desta quarta-feira (27), foi realizada a mobilização em defesa das universidades estaduais do Ceará, com um ato no bloco I do campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A mobilização, encabeçada pelo Sindicato dos docentes da UECE (SindUECE) e o Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES), denunciou a necessidade de realização do concurso público com Dedicação Exclusiva para a UECE, quando o Governo do Estado tem demonstrado o contrário, lançando edital com 40h apoiado pelos reitores da UECE, URCA e UVA, e se recusando a aumentar o número de cargos, o que leva ao congelamento das progressões dos atuais professores.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza esteve presente com a categoria, paralisando a obra do Hospital da UECE, onde recentemente um operário foi vítima de acidente de trabalho, vindo a falecer. A direção do sindicato denunciou os constantes acidentes nos canteiros de obras, fez solidariedade a luta dos docentes e denunciou os descasos da patronal, que além de ignorar as mortes nos canteiros, quer retirar direitos da convenção na campanha salarial.
O ato contou com a participação de diversos setores da educação estadual, movimento estudantil e entidades e movimentos sociais em apoio, a exemplo dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados. A Unidade Classista e a União da Juventude Comunista também estiveram presentes, dando apoio e reforçando a luta pela educação pública e de qualidade, bem como mostrando a importância de unificação das lutas, no sentido de barrar a retirada de direitos do conjunto da classe trabalhadora.
- Editoriais
- O Jornal