Nazistas cooptados por Israel
Mansur Peixoto - História Islâmica
Após a derrota do Eixo, na Segunda Guerra Mundial, diversos membros da SS e colaboradores do regime N4Z1ST4 buscaram novas ocupações, assumindo, na maioria das vezes, novas identidades e, de modo a sobreviverem, pragmaticamente passaram por uma suposta mudança ideológica, mais adequada à nova realidade desenhada.
Diversos destes ex-membros dos esquadrões de H1TL3R e da máquina de guerra alemã encontraram solo fértil em Israel e, em especial, em sua agência de inteligência, o Mossad, para a construção de novas vidas e novas perspectivas.
Na conhecida caçada ao “arquiteto do H0L0C4UST0”, Adolf Eichmann, o Mossad israelense contou com inteligência fornecida por outro N4Z1ST4 e membro da SS, o jornalista holandês Wilhelmus Sassen, que ironicamente ficou famoso exatamente ao entrevistar Eichmann, posteriormente o entregando ao Mossad.
Walter Rauff, por sua vez, foi o criador das famigeradas “vans de gás”, que tiraram a vida de centenas de milhares de judeus. Rauff, ao longo da Segunda Guerra Mundial, também queria expandir o H0L0C4UST0 ao Oriente Médio, matando os judeus da região.
Em 1949, Rauff foi expulso da Síria após o Golpe de Estado no país arquitetado pelos militares sírios e, enquanto fugia, amargurado com os árabes, forneceu informações e inteligência sobre os mesmos ao Mossad israelense. No acordo, Rauff ainda concordou em se tornar um agente israelense no Egito, todavia decidiu por fim se mudar à América do Sul.
Nessa mesma época, o Mossad contatou outro N4Z1ST4 expatriado após o fim da Segunda Guerra Mundial, o emblemático tenente-coronel da SS, Otto Skorzeny, responsável por algumas operações complexas na guerra, como a “Operação Carvalho”, na Itália, de resgate a MUSS0L1N1, e a fracassada “Operação Greif”, de false flag, onde alemães se vestiram como americanos para causar problemas aos Aliados.
Skorzeny confidenciou ao agente do Mossad, Ahituv, que apenas a agência israelense, após a Segunda Guerra Mundial, poderia permiti-lo “viver em paz”, e concordou em espionar o programa de foguetes egípcios de Gamal Abdel Nasser para Israel.
Como resultado, Skorzeny conseguiu cooptar outro n4z1st4 ao Mossad, Hermann Valentin, que o ajudou a ter conhecimento sobre os sistemas de armas do Egito e, assim, forneceu aos serviços de inteligência de Israel os meios para que pudessem se preparar aos confrontos vindouros com tal armamento, em especial a Guerra dos Seis Dias.
Bibliografia:
- ADERET, Ofer. “Revealed: How Israel Turned Nazi War Criminals Into Mossad Agents”. Haaretz. 2023.
- BERGMAN, Ronen. “Why Did Israel Let Mengele Go?” Sunday Review, The NY Times. 2017.
- “Como Israel transformou nazistas em agentes do Mossad”. Após 2ª Guerra, DCO. 2023.
- ORBACH, Danny. “When Israel Hired Ex-Nazi Officers”. Review Middle East, New Lines Magazine. 2022.
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalpoderpopular@gmail.com