Nem castração nem laqueadura compulsória
Kate Lane - Militante do PCB-RJ e da Unidade Classista
Nem castração nem laqueadura compulsória - pelo direito aos nossos corpos e às nossas vidas!
Um certo prefeito andou por aí falando besteira, desinformando a população e fomentando o machismo e a misoginia. É importante combatermos veementemente esse tipo prática ativamente e , principalmente, informamos às mulheres sobre seus direitos, bem como exigir a educação dos homens para não responsabilizarem mulheres pela gravidez.
A nova lei da Laqueadura (14443/22) mudou as regras para acesso ao procedimento. A idade, agora, é de 21 anos. Não precisamos mais de autorização dos parceiros, nem de termos filhos anteriores. E sobretudo: ela é TOTALMENTE VOLUNTÁRIA! NADA NEM NIGUÉM - pessoa, física ou jurídica ou qualquer órgão ou instituição - pode obrigar uma mulher a realizar a laqueadura. Isso é crime!
A laqueadura pode ser realizada de forma segura e totalmente gratuita pelo SUS. Informem-se na unidade de saúde mais próxima da sua casa.
No mais, precisamos avançar - e muito! - na educação e responsabilização dos homens, especialmente, sobre a gravidez. Existem métodos para evitar e isso não é responsabilidade só de mulheres! Eduquem-se!
O tal prefeito foi corretamente expulso de seu partido, mas deveria ser exonerado de seu cargo. Como funcionário e figura pública, ele não pode fazer piada com um assunto tão sério e tão caro à vida das mulheres.
Que todos saibam que mexer que nossos direitos e nossa dignidade tem consequências.
Mexeu com uma, mexeu com todas!
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com