PCB junta-se aos movimentos populares pela cassação do deputado estadual Gilberto Cattani
PCB Mato Grosso
No dia 15/05/2023, foi instalada na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso – ALMT, a Frente Parlamentar de Combate ao Aborto – Pró-Vida, formada pelos deputados estaduais Beto Dois a Um (PSB), Dilmar Dal Bosco (União), Elizeu Nascimento (PL), Faissal (Cidadania), Gilberto Cattani (PL) e Júlio Campos (União), presidida pelo deputado Gilberto Cattani (PL) que é, também presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso.
Nesse dia, na Assembleia Legislativa, o deputado cometeu sórdida infâmia contra as mulheres, ao comparar o coito entre touros e vacas e a gestação de um bezerro, com as relações entre homens e mulheres e a fecundação, gestação e, finalmente, o surgimento de um ser humano potencialmente dotado de consciência.
Insatisfeito com a afronta já feita, o parlamentar, após a má repercussão do seu discurso misógino publicou, em redes sociais, vídeos em que, juntamente com a esposa, imita mugidos. No Plenário da ALMT, em discussão com outro deputado, no dia 24/05, Cattani respondeu: “Quanto a minha mulher mugir pra mim, é porque ela gosta e muito”
Na sequência de atos incivilizados, o deputado faz circular nas redes sociais um vídeo em que se desculpa com as vacas, por, segundo ele, as mídias distorcerem sua mensagem de modo a compará-las com as feministas.
Diante do notório ataque aos direitos das mulheres, o Coletivo de Mulheres do Campo e Urbanas articulado com movimentos sociais, sindicais e coletivos feministas, em protesto às atitudes misóginas e machistas do deputado, compareceram à ALMT, no dia 07/06/2023, evidenciando tais práticas como alheias aos direitos das mulheres, à luta legítima por dignidade e respeito e que são as reivindicações imediatas da nossa classe, a classe trabalhadora.
Nesse sentido, o complexo partidário do PCB – MT, declara seu apoio aos enfrentamentos imediatos que atravessam a luta de classes e denuncia, juntamente com outras instituições e movimentos, a transgressão e o desacato infame às mulheres. A luta contra o machismo, o patriarcado e todos os ataques desferidos pelo Estado burguês é tarefa militante que assumimos.
Sim à cassação do deputado Gilberto Cattani! Sim às lutas da nossa classe!
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com