Seminário sobre educação do mandato Glauber Braga

Seminário sobre educação do mandato Glauber Braga

Por: O Poder Popular ·

Por Gabriel Marques, militante do PCB RJ, da Unidade Classista e do MEP SINASEFE.

Na noite de segunda-feira, 6 de março, foi realizado o Seminário sobre Educação, organizado pelo mandato Glauber Braga, no Rio de Janeiro.

Inicialmente agendado para ocorrer no Gabinete, foi transferido para a escadaria em frente à Câmara de Vereadores, por acertada decisão dos(as) participantes do evento. A praça foi ocupada para debater assuntos pertinentes à Educação.

O espaço foi aberto pelo deputado federal Glauber Braga, seguido por saudações dos deputados estaduais Flávio Serafini e Professor Josimar. Com falas de cinco minutos, representantes de entidades sindicais e estudantis apresentaram suas contribuições, reflexões e propostas. Na sequência, foram realizadas falas de dois minutos por parte dos(as) presentes que se inscreveram, buscando responder à provocação levada por Glauber Braga: quais devem ser as prioridades do mandato acerca da Educação e quais compromissos o mandato deve assumir.

Matheus Castro*, diretor do SINDSCOPE, participou da mesa representando o SINASEFE e discorreu sobre a importância e os motivos para defendermos a centralidade da revogação do Novo Ensino Médio, cujo posicionamento, inclusive, já conta com quase 150.000 assinaturas. As entidades estudantis também fizeram o chamado para o dia 15 de março, um dia Nacional de luta pela revogação da contrarreforma do Ensino Médio.

Com propostas que passaram pela revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos), construir um calendário de lutas, defender concursos públicos para servidores(as) e a recomposição orçamentária para a Educação Pública, o Seminário indicou 22 pontos para que o deputado federal Glauber Braga tenha como compromisso ao longo de seu mandato.

A iniciativa de ouvir trabalhadores(as) da Educação e suas organizações é uma prática necessária e importante que parlamentares adotem, estimulando a participação popular para a formulação de políticas educacionais, que não podem ficar sob os interesses privatistas que hoje são majoritários na composição do Ministério da Educação.

*Disponível em https://youtu.be/OKUDgghtSG0

https://youtu.be/tg9rvtf7QXk

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais