
Premiação por "Desempenho" no SAEB: Medida Populista visa Mascarar Problemas na Rede Municipal de Ensino
SEPE - Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - Núcleo Nova Friburgo/RJ
No último dia 28/09, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, anunciou que estudantes e servidores das escolas mais bem posicionadas no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) poderão receber bonificações financeiras de até 700 reais como forma de “estímulo”. Ainda que aparentemente revestida de “incentivo”, essa medida carrega consigo inúmeros problemas e tenta esconder problemas sensíveis da educação pública municipal.
Enquanto professores e professoras da rede continuam recebendo vencimentos abaixo do que determina a LEI DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO e as profissionais de apoio seguem SEM UM PLANO DE CARREIRA dialogado com as categorias envolvidas, a Prefeitura usa de um atrativo financeiro isolado para estimular competitividade antipedagógica junto aos alunos e mesmo entre as unidades da rede, alimentando o discurso tendencioso da “meritocracia” individualista que desconsidera realidades e contextos na sociedade e nas comunidades escolares, além de reduzir o desenvolvimento acadêmico dos estudantes e o próprio trabalho dos servidores a um número frio e desconectado do chão da escola.
Incentivos ao desempenho escolar das turmas e ao trabalho dos profissionais de educação não podem ser fruto de recompensas ou gincanas populistas, mas sim efetivadas a partir de medidas que de fato contribuam para uma melhoria geral das condições de trabalho e ensino da rede municipal, o que inevitavelmente demanda políticas públicas estruturantes e permanentes, com valorização da força de trabalho, segurança na carreira, melhorias nas unidades escolares, implementação de ensino integral, qualificação dos materiais utilizados no dia a dia e garantias de acesso universal a um ensino de excelência, formando cidadãos em ambiente de cooperação, nunca de disputa. Apenas assim será possível projetar um verdadeiro “sucesso” na vida escolar, trabalhista e social dos envolvidos.
É lamentável que, buscando um número descontextualizado favorável à sua campanha política, o prefeito tenha decidido se aproveitar da carência financeira que afeta grande parte das comunidades escolares para promover uma medida que tem caráter quase festivo, sem qualquer compromisso com a realidade concreta das escolas, dos alunos e dos servidores. Repudiamos o populismo e a demagogia da proposta em curso e reivindicamos que as necessidades básicas das unidades escolares sejam cumpridas em favor de TODAS, sem exceção ou “classificação”.
29/09
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