Reforma do ensino médio: Mentiras e omissões.

Reforma do ensino médio: Mentiras e omissões.

Por: O Poder Popular ·

Por - Rafael Silveira Gomes

A reforma do ensino médio traz com ela uma história muito bonita de que ela vai reduzir a evasão dos alunos e melhorar a qualidade do ensino, uma vez que ela torna a escola mais atrativa para o aluno, que agora pode escolher uma parte do que vai estudar, além de aumentar a carga horária das aulas anuais de 800 horas para 1000 horas.

E convenhamos que isso seria muito bom, uma pena que a realidade é muito diferente desse conto de fadas que tentam nos vender sobre a reforma.

A primeira mentira - o aumento da quantidade de horas:

Antes da reforma os alunos estudavam 800 horas por ano, depois da reforma aumentou para 1000 horas por ano. Isso é bom né ? Parece. Mas na prática a quantidade de horas obrigatórias na escola serão reduzidas para 600 horas por ano, enquanto as outras 400 horas são nas disciplinas optativas que ser feitas a distancia e/ou inclusive em instituições privadas.

A segunda mentira: a ilusão da escolha:

Antes da reforma, independente de qual município o aluno estuda, ele teria acesso ao mesmo conteúdo. Com a reforma o aluno esse direito a educação se torna limitado, uma vez que o aluno não terá direito a estudar todas as matérias, agora ele tem que escolher dentro daquilo que é ofertado, e a lei só obriga 2 opções. Ou seja, ou escolhe o que tem ou fica obrigado a estudar em outra escola. Uma pena que isso não seja acessível para a maioria dos estudantes.

A terceira mentira: redução na evasão escolar:

Muitos estudantes estudam e trabalham e ao aumentar a carga horária, esse horário pode entrar em conflito com o horário do trabalho do aluno, que será obrigado a escolher se larga a escola ou o trabalho.
E graças a reforma, agora ele tomará essa decisão sem ter acesso a conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de um pensamento crítico e compreensão da sociedade.

A parte que eles nem tocam no assunto: E os professores ? E os vestibulares?

Um outro problema da reforma é que ela vai prejudicar extremamente a vida dos professores, que para conseguir cumprir suas cargas horárias muitas vezes vão precisar se deslocar entre várias escolas de municípios diferentes onde for ofertado um itinerário formativo com aulas de sua disciplina. Sem contar que com a redução da carga horária, muitos podem inclusive ser dispensados.

E você já parou pra pensar nos vestibulares ? Algumas escolas privadas estão burlando a reforma com aulas extras e aulas de reforço. E os alunos de escola pública ? Como disputam com esses alunos que tiveram acesso e reforço a disciplinas que eles nem mesmo estudaram ?

Essa reforma é um ataque direto ao nosso acesso a educação. Cabe a nós exigir que nossos direitos sejam respeitados! Sem retrocesso! Revogação da reforma do ensino médio já!

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais