Solidariedade entre os oprimidos e Defesa da Casa Comum

OPA - Organização Popular

Ontem, o dia na Ocupação Dom Fragoso, em Jaguaruana-CE, foi de reafirmação da resistência popular.

Frente a uma grave ameaça de despejo emitida contra a comunidade, militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de todo o Brasil, que se encontravam em uma Conferência em Fortaleza, se juntaram à representantes de várias comunidades da região para um importante ato de solidariedade.

"Essa luta é feita com verdade e para o bem comum, em defesa da vida e contra esse projeto de morte que se chama carcinicultura. Por isso, a luta de vocês é nossa luta. E mexeu com vocês, mexeu com a gente", declarou Maria Horta, apoiadora vinda do município vizinho de Fortim.

Padres da Diocese de Limoeiro do Norte e entidades diversas, como o Movimento 21, emitiram apoio com ligações, mensagens e ajuda na infraestrutura.

Para entender: Semana passada, uma empresária do camarão (carcinicultura) contratou tratores para invadir e desmatar uma extensa área de terra - que incluía o corredor de acesso à comunidade -, na intenção de construir mais tanques do pescado. As famílias resistiram e pararam as máquinas.

Desde então, pesa contra a comunidade uma ordem de despejo emitida pelo judiciário local.

"Resistiremos! Pela nossa terra, resistiremos. Pelo direito de plantar e criar sem tóxico, resistiremos. Nosso planeta não aguenta mais tanto veneno, tanta destruição. Amamos todos vocês que estão com a gente nesta luta", falou emocionado seu Raimundo Jucá, morador da área.

UNIR! LUTAR! CONSTRUIR PODER POPULAR!

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalpoderpopular@gmail.com