TODO APOIO ÀS FAMÍLIAS DA VILA ESPERANÇA!

TODO APOIO ÀS FAMÍLIAS DA VILA ESPERANÇA!

Por: O Poder Popular ·

PCB Capixaba

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) manifesta solidariedade e apoio irrestrito às quase mil famílias trabalhadoras da ocupação Vila Esperança e da comunidade do Vale da Conquista, em Vila Velha, que enfrentam risco iminente de despejo e desalojamento, após articulação entre o prefeito reacionário Arnaldinho Borgo (Podemos), empreendimentos da especulação imobiliária e o judiciário burguês capixaba.

📍A ocupação, localizada no bairro Jabaeté, abriga cerca de 3,6 mil pessoas, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência, majoritariamente em lares chefiados por mulheres. Há oito anos, essas famílias lutam por moradia digna, enfrentando a falta de infraestrutura básica, água, energia e saneamento, sem apoio do poder público.

😡 Em 2022, o prefeito Arnaldinho revogou um decreto que reconhecia a área como de interesse social, abrindo caminho para toda sorte de ataques, ameaças de despejo e avanço da criminalização da luta popular por moradia.

🤬 Agora, uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou a reintegração de posse para sexta-feira (28/3).

Ontem (25/3), moradores da ocupação e organizações populares que apoiam a luta por moradia, protestaram em frente à prefeitura, mas foram recebidos com descaso pelo prefeito e repressão por parte da polícia e guarda municipal, que lançaram spray de pimenta na população e prenderam um manifestante.

O PCB, a UJC e os demais coletivos, que atuam organicamente em apoio às famílias na luta por moradia, reforçam mais uma vez que apenas a mobilização social, a solidariedade de classe e ação coletiva das organizações populares podem mudar esse cenário de violações, na perspectiva da garantia de moradia digna.

‼️Assine a petição em apoio à Vila Esperança, contribua com a vaquinha solidária e ajude com doações (QR Code no post e nos stories).

✊ Viva a luta por moradia!
🚫 Abaixo a criminalização dos movimentos populares!
🏠 Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito!

#LutaPorMoradiaDigna#poderpopular

Compartilhe nas redes sociais