Dia Mundial da Prevenção e Combate às LER/DORT
DIESAT - Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho
28 de Fevereiro: Dia Mundial da Prevenção e Combate às LER/DORT
LER - Lesões por efeito repetitivo; DORT - Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho
O DIESAT, chama atenção para o dia 28 de fevereiro. Uma oportunidade para conscientização sobre a importância da prevenção e promoção da saúde e do bem - estar dos trabalhadores, das trabalhadoras e dos ambientes de trabalho.
Data alusiva ao dia Mundial da Prevenção e Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), às síndromes musculoesqueléticas (LER/DORT) impactam expressivamente a qualidade de vida e do trabalho. Às metamorfoses dos modelos de desenvolvimento, dos processos produtivos e do ambiente de trabalho, ao longo do século XXI, demonstram que essas mudanças estão associadas à incidência de casos de LER/DORT no país, prejudicando a vida social e profissional de uma enorme parte dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, só no ano de 2022, foram 7.259 casos notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), porém precisamos considerar as subnotificações. Alertando que as altas taxas de notificação, no ano de 2022 segundo SINAN, ocorreram nos estados: São Paulo (1.711), Paraná (857), Rio Grande do Sul (959), Minas Gerais (816), Bahia (875), Rio de Janeiro (530), Pernambuco (349) e Paraíba (327).
Conheça os sinais de alerta:
- Dor localizada, irradiada ou generalizada;
- Desconforto, fadiga e sensação de peso nos membros superiores e na coluna vertebral;
- Parestesia, edema e enrijecimento muscular;
- Choque e inflamação muscular;
- Perda da firmeza e da sensibilidade das mãos;
- Tenossinovites, tendinites, neurites, epicondilite, bursites de ombro e cervicalgia.
Afetam:
Cervical, ombros, cotovelos, punhos, mãos, região lombar e joelhos.
Previna-se:
- Diminua o ritmo excessivo;
- Mantenha a postura ereta;
- Realize pequenas pausas;
- Faça alongamentos.
Muitos são os/as trabalhadores/as afetados pelas LER/DORT, em especial nos ramos de:
- Bancário;
- Indústria/Metalúrgicos;
- Comércio; e
- Serviços.
Direitos do/a trabalhador/a:
O/A trabalhador/a uma vez diagnosticado com LER/DORT e demonstrada sua relação com o trabalho, surgem direitos de naturezas previdenciária, civil, tributária e trabalhista. A emissão de comunicação de acidente de trabalho - CAT, deve ocorrer no dia seguinte ao diagnóstico de LER/DORT ou à data do início da incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual, o que ocorrer primeiro. Diagnosticada a LER/DORT, caso fique incapacitado, o trabalhador que ficar afastado acima de 15 dias terá direito ao auxílio-doença acidentário. Nos termos dos códigos do INSS, o benefício é o desginado como B91.
Onde procurar ajuda/atendimento quando houver suspeita de LER/DORT
- Serviço de saúde da rede SUS mais próximo de sua residência;
- CEREST, sendo que a portaria de entrada para o centro é através da unidade básica de saúde, solicitando encaminhamento;
- Serviço de medicina do trabalho de sua empresa;
- Serviço de saúde de seu sindicato;
- Serviços de emergência e prontos-atendimentos, nos casos de dor incapacitante.
O DIESAT ressalta que é fundamental o papel da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), nas ações de promoção e prevenção da Saúde dos Trabalhadores. É preciso adotar medidas preventivas contra lesões associadas a movimentos e esforços repetitivos nos seus ambientes de trabalho.
O trabalho não pode causar dor. Fique atento aos sinais que podem indicar LER/DORT, ao perceber os sintomas, procure avaliação médica.
Fontes: SmartLab, SINAN e OMS
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalpoderpopular@gmail.com