

No início do ano de 1975, as forças repressivas do regime ditatorial instaurado no Brasil através do golpe militar de 1964, desencadearam uma grande ofensiva com o objetivo de aniquilar a direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Verdadeira ação de “cerco e aniquilamento”, a chamada "Operação Radar" (que em diferentes estados da federação foi empreendida sobre denominações locais), visava erradicar da vida política brasileira, uma formação partidária que, desde a sua fundação em março de 1922, procurou se constituir na trincheira de luta pelos interesses da classe trabalhadora e das massas populares em nossa sociedade.
Apesar de duramente atingido, tendo dezenas de seus quadros presos, torturados, assassinados e até hoje desaparecidos, o PCB conseguiu sobreviver àquela prova, reorganizando suas fileiras, contribuindo para a derrota do regime político ditatorial e reconquistando a legalidade no ano de 1985. Na rememoração destes eventos, ocorridos respectivamente 50 e 40 anos atrás, a Fundação Dinarco Reis e o Instituto Caio Prado Junior, realizarão entre os dias 20 e 23 de maio de 2025, no canal do jornal O Poder Popular o seminário virtual: O Partido Comunista Brasileiro: da “Operação Radar" a Reconquista da Legalidade (1975/1985).




Contamos com sua participação. Datas 20/05 a 23/05 Horário 19h no canal do jornal O Poder Popular
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com
- Editoriais
- O Jornal