Vietnã planta perto de 770 milhões de árvores em três anos

Vietnã planta perto de 770 milhões de árvores em três anos

Por: O Poder Popular ·

Abril Abril

O país do Sudeste Asiático plantou quase 770 milhões de árvores entre 2021 e 2023, excedendo o plano em 121%, revelou o Ministério vietnamita da Agricultura num encontro na província de Quang Tri.

A conferência, dinamizada este mês pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em Quang Tri (Centro do Vietnã), analisou os primeiros três anos de implementação da iniciativa, lançada pelo primeiro-ministro, de plantar mil milhões de árvores no período 2021-2025.

Na ocasião as autoridades revelaram que 344,5 milhões de árvores foram plantadas de forma dispersa e o resto em áreas concentradas, e que o «total do capital mobilizado para implementar a iniciativa» ascendeu a quase 359,2 milhões de euros, 23,8% dos quais vieram do orçamento do Estado e o resto do sector público e outras fontes, indica a Vietnam News Agency (VNA).

Entre as províncias que se destacaram na implementação da iniciativa, contam-se Lao Cai e Phu Tho, no Norte do país, que plantaram 61 e 52 milhões de árvores, respectivamente. Seguem-se a província de Long An (Delta do Mekong), com 45 milhões de árvores, a de Gia Lai (Terras Altas Centrais), com 37 milhões, e a de Nghe An (Centro), com 34 milhões.

No período 2024-2025, a meta é cultivar mais 492 milhões de árvores, incluindo 216 milhões em 98 210 hectares com florestas plantadas pela primeira vez.

No final do encontro, o vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nguyen Quoc Tri, sugeriu às unidades e localidades envolvidas que analisassem e avaliassem os resultados alcançados até ao momento e continuassem a plantar árvores de acordo com o plano aprovado.

Sublinhou igualmente a necessidade de promover a sensibilização e a participação do público nos trabalhos de implementação da iniciativa, indica a fonte.

Reflorestar, reflorestar!

Em Janeiro de 2021, Nguyen Xuan Phuc, então primeiro-ministro vietnamita, promulgou uma directiva sobre o "Tet da plantação de árvores" e o reforço da protecção e do desenvolvimento das florestas.

Nesse documento, foi traçada a meta de plantar mil milhões de árvores no período 2021-2025, defendendo que é dever das autoridades "promover a consciência de todas as camadas populares sobre o papel, os efeitos e os valores das florestas".

A campanha nacional de reflorestação no país do Sudeste Asiático é lançada, todos os anos, numa cerimónia por altura do Tet (Ano Novo Lunar). As autoridades vietnamitas destacam que se trata de uma "tarefa urgente com significado estratégico para as vidas das pessoas e para o desenvolvimento sustentável do país".

Num país cuja massa florestal foi arrasada pela guerra, a ênfase é colocada na proteção da biodiversidade e da preservação, e também na defesa de um importante recurso, cujas exportações têm um peso crescente na economia. O sector florestal representa uma importante fonte de divisas e ocupa grande número de trabalhadores, contribuindo para reduzir a pobreza e para o desenvolvimento socioeconómico das zonas rurais e montanhosas.

Recuperação das florestas e legado de Ho Chi Minh

Há três décadas, a cobertura florestal do país asiático era de 27%. Agora, as autoridades pretendem que, em 2030, a área coberta por florestas alcance os 45%, a maior do Sudeste Asiático.

Em Novembro de 1959, o presidente Ho Chi Minh escreveu um artigo, publicado no jornal Nhan dan (Povo), em que sublinhou o significado da plantação de árvores para cada pessoa e cada família. O "apelo" deu lugar ao festival anual de plantação do Tet ou Ano Novo Lunar.

Esta é também uma forma de honrar o "Testamento" do revolucionário, anti-imperialista e anti-colonialista, que foi um dos principais artífices da independência nacional e da libertação do seu povo. Nele escreveu: "Os nossos rios, as nossas montanhas, o nosso povo sempre existirão. Derrotados os yankees, construiremos uma Pátria dez vezes mais bonita".

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.comLinktree

Compartilhe nas redes sociais