11 de setembro: Dia Nacional do Cerrado
Marcelo Chalreo - militante da Célula dos Direitos Humanos / RJ e coordenador nacional da Rede Modesto da Silveira
Não há nada a comemorar !!!
Bioma fundamental, o Cerrado cobre 25% do território brasileiro. Abriga 8 das 12 bacias hidrográficas brasileiras. No Cerrado vivem indígenas, quilombolas, populações tradicionais, como quebradeiras de coco de babaçu, povo de fundo e fecho de pasto, ribeirinhos, vazanteiros e muitos mais.
Apesar da importância essencial desse bioma para o Brasil e parcela da América do Sul, ele vem sendo paulatinamente dizimado pela agropecuária nas últimas décadas, muitas vezes com taxas de desmatamento superiores às taxas na região da Amazônia. A extração de água para o agronegócio e a mineração, muito acima dos limites do razoável e tolerável, assim como o desflorestamento em doses cavalares e a poluição urbana, vêm dizimando seus rios, cuja vazão diminui a olhos vistos ano após ano.
Some-se a toda essa tragédia provocada pela ação capitalista predatória, proveniente de intervenções e omissões de governos vários e em todas as escalas, as frequentes e cada vez mais presentes secas e queimadas, as últimas muitas vezes provocadas de forma criminosa para atender a interesses particulares.
Defender, proteger e manter vivo o Cerrado é um compromisso inarredável do PCB, entendendo que, sem este bioma vivo e robusto, a conta, a pesada conta da sua célere destruição, será paga, como já vem ocorrendo, por quem mais dele depende, a população pobre, trabalhadora, campesina e urbana do Brasil.
O Cerrado é do povo, do povo trabalhador, no campo e na cidade !!!
Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalpoderpopular@gmail.com
- Editoriais
- O Jornal