Cadê o carnaval Conquistense?

Cadê o carnaval Conquistense?

Por: O Poder Popular ·

Por PCB e Coletivos - Vitória da Conquista - BA

Pelo retorno de um carnaval popular!

Após dois anos sem uma mobilização nacional em torno do carnaval, devido ao isolamento social acometido pela pandemia da COVID-19, os dias de festa retornam com fôlego reafirmando a importância deste momento como expressão cultural do povo brasileiro.

Enquanto outras cidades vibram com este retorno, Vitória da Conquista, a 3ª maior cidade da Bahia, é abandonada pela gestão de Sheila Lemos que não planejou nenhuma programação pública para a classe trabalhadora e não dispõe de apoio para artistas e produtores locais, tendo apenas como opção festas privadas e algumas outras iniciativas espontâneas feitas pela população.

Percebe-se mais uma vez como o projeto político da direita conquistense se articula na tentativa constante em apagar a história da cultura popular do município. Isso porque, em outros períodos, as ruas centrais de Vitória da Conquista estavam cheias do povo exercendo a sua fé, trabalhando e expressando a cultura brasileira em sua potencialidade.

Nesses momentos, se torna mais explícito como as lutas de classes constituem todos os aspectos da vida social, política e cultural, inclusive no carnaval, patrimônio imaterial de toda a classe trabalhadora brasileira, que tem suas origens populares nas expressões culturais das massas marginalizadas pelo Estado Burguês e que cada vez mais vêm operando uma política elitista e de limpeza social.

A célula de Vitória da Conquista e  coletivos compreendem a importância do carnaval para a classe trabalhadora conquistense, sobretudo para a categoria de trabalhadores informais que desde o início da gestão de Herzem Gusmão sofre com a falta de local para trabalho - após a expulsão para a construção do Terminal de Ônibus em 2021 - e para os artistas locais e trabalhadores/as da cultura na geração de emprego e renda.

As ruas de Vitória da Conquista no ano de 2023 não ficam vazias, não graças ao poder público, mas sim à classe trabalhadora, os negros, as mulheres, pessoas LGBT+, o povo de santo e toda massa conquistense se mobiliza para a garantia de espaços de sociabilidade popular!

Por um Carnaval Do Povo!

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais