Estudantes da ETECVAV são atacados por apoiadores de Bolsonaro que invadiram ônibus em Jundiaí.

Editorial do Jornal O Futuro de São Paulo

Manifestantes bolsonaristas atacam ônibus de estudantes da ETECVAV. Hoje (4/11) será realizado um ato em solidariedade aos estudantes, às 13h,  em frente à Diretoria de Ensino.

Na tarde desta quinta-feira (03), às 16 horas, o ônibus que levava os estudantes da escola ETEC Vasco Antônio Venchiarutti foi atacado por um grupo bolsonarista na Avenida 14 de Dezembro, em Jundiaí.

Os estudantes voltavam da escola às 16 horas, quando viram a manifestação antidemocrática bolsonarista em frente ao 12.º GAC, unidade do Exército de Jundiaí. Não concordando com esses protestos anti povo, decidiram manifestar suas ideias fazendo um sinal de "L" contra esses grupos. Logo após, uma das pessoas participantes mirou e jogou uma pedra em direção a um dos estudantes, que acabou quebrando o vidro do ônibus. Os estilhaços de vidro cortaram o supercílio de um dos adolescentes.

Os manifestantes de extrema-direita começaram a bater no ônibus, pedindo para o motorista parar. Aproveitando um momento de lentidão do trânsito, eles invadiram a condução indo para cima dos estudantes, os intimando e ameaçando. Partiram para cima de um adolescente de 17 anos chegando a tentar arrastá-lo para fora do ônibus, porém não conseguiram graças a resistência de todos os outros alunos presentes.

Um dos adolescentes feridos relatou que havia policiais militares no local e nada foi feito da parte deles. As imagens registradas por testemunhas mostram que a PM estava no local acompanhando. As manifestações da extrema-direita têm acontecido desde a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas. O STF já determinou que as polícias militares dos estados podem desobstruir bloqueios, multar e prender responsáveis pelas manifestações antidemocráticas, porém elas continuam, diferente de como o povo é tratado quando expressa suas indignações, a polícia continua lado a lado dos podres. Tais manifestações já geraram outros problemas aos estudantes da ETECVAV, com aulas suspensas devido ao trânsito provocado e ao barulho dos manifestantes bolsonaristas.

A violência de grupos de extrema-direita, apoiadores de Bolsonaro, tem ultrapassado todos os limites, com a conivência da polícia. A juventude, historicamente, responsável por denunciar situações antidemocráticas, tem sido vítima de ataques, como também ocorreu em Barra Mansa, com estudantes da UFRJ. Enquanto isso, há uma apatia das instituições em coibir manifestações antidemocráticas e a violência gerada por estas.

Não apoiamos manifestações que são contra os direitos do povo! Queremos mobilizações que coloquem todos às ruas travando a batalha a favor dos nossos direitos e contra a ocupação de um movimento que defende o esmagamento das nossas vidas e que atira nos direitos da classe trabalhadora. Vamos lutar para que a democracia sirva plenamente e que possamos superar cada vez mais essa cabine estreita de direitos que nós temos. Construir o poder do povo e ocupar as ruas!

Um ato será realizado hoje (4) em solidariedade aos estudantes, às 13h, em frente à Diretoria de Ensino (R. 23 de Maio, 555 - Vila Vianelo, Jundiaí - SP). A mobilização da sociedade é fundamental para garantir a segurança dos alunos e o direito de terem as suas vozes ouvidas. O movimento busca que as autoridades encerrem as manifestações que têm atrapalhado as aulas na ETECVAV e garantam a segurança dos estudantes.

Publicado originalmente em: https://www.ofuturodesp.com.br/estudantes-da-etecvav-sao-atacados-por-apoiadores-de-bolsonaro-que-invadiram-onibus-em-jundiai/

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com