Inaugurado o Cursinho Popular Lima Barreto na ZO do RJ!

Inaugurado o Cursinho Popular Lima Barreto na ZO do RJ!

Por: O Poder Popular ·

Por Gustavo Pedro, militante da UJC, do PCB e coordenador do PVP Lima Barreto/ZO

Nessa segunda-feira, 10 de Abril, foi realizada a aula inaugural do Pré-Vestibular Popular Lima Barreto, na zona oeste do Rio de Janeiro. Mais precisamente no bairro de Campo Grande. Impulsionado por uma articulação entre o Coletivo Negro Minervino de Oliveira (CNMO), a célula do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o núcleo da União da Juventude Comunista (UJC), que atuam no bairro, o pré-vestibular está sendo coordenado pela militância do complexo partidário do PCB e um conjunto de educadores independentes.

Depois de quase um ano de planejamento, de uma campanha de finanças que já garantiu a reforma da sala, abrigada no Centro Cultural Casa Bosque, da divulgação de abertura de matrículas e das entrevistas com os educandos, finalmente o primeiro passo do curso dentro de sala foi dado.

Iniciando a aula com uma breve apresentação da Casa Bosque, do PCB e do Coletivo Negro Minervino de Oliveira, o revezamento das falas entre os coordenadores do Lima Barreto tocou em temas como educação popular, cultura, organização, ingresso na universidade, luta pelo fim do vestibular e da importância de os educadores e educandos tomarem para si a tarefa de construção dessa iniciativa no bairro.

O papo fluiu no sentido de demonstrar tanto o histórico de lutas de educadores populares na região  quanto o fato de que no cotidiano das lutas, construindo coletivamente o Lima Barreto como um instrumento de organização para superação de diversas barreiras impostas à nossa classe, podemos construir Poder Popular. Que faremos por nossas mãos tudo o que a nós nos diz respeito!

Teve poesia, os presentes se apresentaram e também mais algumas falas sobre as lutas da União da Juventude Comunista na construção do Movimento por uma Universidade Popular (MUP) e no Movimento por uma Escola Popular (MEP). Junto de um lanchinho, a aula abordou também algumas das perspectivas de trabalho conjunto que podem ser articulados com movimentos culturais e de educação na região. Por último, e justamente por isso mais importante, foram repassados os informes das aulas que começam já no dia que se inicia enquanto escrevo essa matéria para o portal do Jornal O Poder Popular. Terça-feira já é dia de aula! Que venham muitas mais!

A luta segue! Divulgue a iniciativa nas redes! Apoie doando no pix do CNMO <arrecadacoescnmorj@gmail.com (Lorena de Sousa Martins)> para compra de materiais e expansão do Lima Barreto e no apoia-se da Casa Bosque https://apoia.se/casabosque para manutenção do espaço e de outros projetos de cultura na Zona Oeste!

Se organize! Vem construir a rede do Lima Barreto e fortalecer a luta popular!

Compartilhe nas redes sociais