Povos originários realizam manifestação contra o Marco Temporal em Caucaia

Povos originários realizam manifestação contra o Marco Temporal em Caucaia

Por: O Poder Popular ·

Antonio Lima Júnior - membro do Comitê Central do PCB e do conselho do portal Poder Popular

Na manhã desta terça-feira, povos originários dos Tapebas e Anacés realizaram uma manifestação no km 17 da BR 222, próximo ao bairro do Capuan, em Caucaia. A manifestação fez parte da mobilização nacional contra a PL 490, conhecida como Marco Temporal, que está em pauta para votação no Congresso Nacional.

Iniciando por volta das 8h, a manifestação contou com o apoio de trabalhadores da saúde e da educação indígena, onde as escolas indígenas não funcionaram durante o dia. Com cerca de 200 pessoas presentes, o ato encerrou-se por volta das 11h30, após a informação de que a votação do PL 490 fora adiada. O Marco Temporal é uma tentativa de retroceder nas demarcações de terras dos povos indígenas, utilizando a Constituição Federal de 1988 como parâmetro para definir o tamanho das terras, ignorando todo o histórico de massacre e colonização anterior. Portanto, está na ordem do dia a luta contra a aprovação dessa lei, cuja agenda de mobilizações retomou hoje.

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalopoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais