Dia da libertação da Coreia

Dia da libertação da Coreia

Por: O Poder Popular ·

CEPS - Centro de Estudos da Política Songun - Brasil, organização de estudos estratégicos sobre a Coreia do Norte.

VITÓRIA SOBRE O JAPÃO IMPERIALISTA

O dia 15 de agosto marca o 79º aniversário da libertação da Coreia! Nesta data, em 1945, o povo coreano, liderado pelo General Kim Il Sung, concluiu a libertação do país e a expulsão das tropas japonesas da Península Coreana.

O Japão ocupou a Coreia entre 1905 e 1945 e estabeleceu um brutal regime colonial que não só explorou todos os recursos naturais do país como também suprimiu totalmente a cultura coreana e a liberdade de imprensa e organização. Durante a ocupação fascista japonesa, milhares de coreanas foram sequestradas como escravas sexuais e outros incontáveis cidadãos foram raptados para servirem como escravos nas indústrias do arquipélago japonês ou para servirem como soldados nas guerras de agressão dos japoneses. Até hoje, o Japão nunca reconheceu estes crimes e nunca pagou as devidas compensações.

Desde 1932, o povo coreano organizou uma reação armada comunistas contra a ocupação japonesa. O Exército Popular Revolucionário da Coreia foi fundado pelo jovem General Kim Il Sung, que conduziu uma guerra de guerrilhas nas florestas ao norte da Coreia durante mais de 10 anos. Em 1945, com o apoio da entrada do Exército Vermelho na guerra no oriente, o EPRC libertou a Coreia da ocupação japonesa, simultaneamente à invasão dos EUA na parte Sul.

O 15 de agosto é uma data celebrada pelas atuais gerações coreanas como um dia de glória, quando um dos mais sombrios episódios da história milenar do país se encerrou com a vitória do povo coreano.

Viva a libertação da Coreia! Viva o General Kim Il Sung! Viva o exército de guerrilhas!

Acompanhe todas as mídias do nosso jornal: https://linktr.ee/jornalopoderpopular e contribua pelo Pix jornalpoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais