Todo apoio a greve nacional dos recenseadores!

Todo apoio a greve nacional dos recenseadores!

Por: O Poder Popular ·

Por Antônio Alves - equipe editorial do Poder Popular

Os trabalhadores responsáveis pela coleta de informações para a realização do Senso 2022 entraram em greve hoje, dia 01/09. A categoria exige que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, resolva os problemas com relação a falta de estrutura, o problema de segurança dos recenseadores e os constantes atrasos no pagamento.

A categoria aponta que devido a essa situação, vários trabalhadores desistiram e o instituto não consegue dar conta da contratação de novos recenseadores através de concurso público.

A categoria exige a quitação e o fim dos atrasos no pagamento; transparência quanto as taxas pagas por setor, assim como a padronização dos valores em todo território nacional; salário base; vale transporte e vale alimentação; fim da exigência do mínimo de 5% de ausência/recusa pra fechamento de setor; pagamento com base nas estimativas da calculadora no site do IBGE; maior divulgação e conscientização sobre a importância do Censo, assim como da lei nº 5.534 que fala sobre a obrigatoriedade da prestação das informações por parte da população e da garantia do sigilo por parte do IBGE e seus agentes;

A categoria está atuando de forma independente, sem o apoio do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (ASSIBGE). O movimento paredista está acontecendo em São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Luiz (MA) e Recife (PE).

Acompanhe as redes do Jornal O Poder Popular: https://linktr.ee/jornalopoderpopular

Contribua com o jornal das lutas populares e do socialismo - PIX jornalopoderpopular@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais